A marca Gaturama

A Gaturama Comunicação foi um projeto desafiador desde o princípio, já na etapa de naming. Como o mercado criativo brasileiro é bastante movimentado, todos os nomes concebíveis para uma empresa de comunicação já estão indisponíveis. A consequência disso? Um monte de empresa usando os mesmíssimos nomes – o que consideramos um grave obstáculo para a construção de uma marca sólida.

Diante do desafio de naming, listamos algumas premissas para direcionar a pesquisa. Sabíamos que um dos diferenciais da empresa seria a expertise criativa em design, som e redação, aliada ao background acadêmico em humanidades e artes. Nessa etapa, também ficou claro que a personalidade da empresa se traduziria cromaticamente na combinação do amarelo (que remete a criatividade, senso de humor e luminosidade) com o violeta (que remete ao inusitado, ao misterioso, ao lúdico).

Paleta de cores
Paleta de cores Gaturama

A partir dessa avaliação inicial, nosso escopo de pesquisa foi reduzido a referências artísticas e da cultura pop, bem como à exploração de campos semânticos relacionados às nossas premissas. O prazo flexível foi um grande aliado, pois permitiu a consideração de possibilidades que não constavam no escopo original. E o nome perfeito foi encontrado na natureza, quando nos deparamos com um pássaro que, além de carregar as nossas cores, seu nome científico poderia facilmente traduzir nossas melhores intenções: euphonia violácea (algo que pode ser traduzido como “excelente canto em tons de violeta”). Um belíssimo pássaro da América do Sul que possui hábitos sociais e distingue-se pela habilidade de imitar outras aves. Em alguns lugares, ele é conhecido como bonito-lindo. Mas seu nome oficial é gaturamo-verdadeiro.

Olha o gaturamo-verdadeiro aí

Avaliamos a disponibilidade do nome e constatamos que a indústria criativa ainda não havia homenageado esse bichinho simpático. Então fizemos um pequeno ajuste para celebrar também a feminilidade e alinhar o gênero do nome ao das palavras que caracterizam o nosso negócio: a empresa, a agência, a produtora. Chegamos, assim, ao nome Gaturama. Um nome que não se esgota. Pelo contrário: está sempre surpreendendo, revelando novas camadas de sentido.

As formas

O uso de formas geométricas básicas no desenho do símbolo favorece a legibilidade e a memorabilidade da marca.

A forma geométrica de base para a confecção da marca Gaturama é o triângulo, que alude simultaneamente ao bico dos passarinhos e à tríade das modalidades texto + imagem + som, nosso tripé criativo.

A associação entre formas pontudas e arredondadas entra em jogo acenando para a premissa de conciliação harmoniosa entre rigor técnico e flexibilidade artística.

Processo de evolução do símbolo

A tipografia

Precisamos recorrer a uma fonte condensed para melhor comportar as quatro sílabas do nome, o que restringiu significativamente nossas opções. Depois de alguns testes, chegamos a uma primeira versão, inspirada pelo movimento art nouveau que, apesar de bela, acabou passando por um processo de modernização para refletir melhor a personalidade Gaturama.

Resultado final, depois de dois meses de processo criativo

Gostou de saber detalhes sobre nosso processo criativo? Também podemos fazer coisas incríveis pela sua marca! Conheça nossos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima