A Gaturama Comunicação foi um projeto desafiador desde o princípio, já na etapa de naming. Como o mercado criativo brasileiro é bastante movimentado, todos os nomes concebíveis para uma empresa de comunicação já estão indisponíveis. A consequência disso? Um monte de empresa usando os mesmíssimos nomes – o que consideramos um grave obstáculo para a construção de uma marca sólida.
Diante do desafio de naming, listamos algumas premissas para direcionar a pesquisa. Sabíamos que um dos diferenciais da empresa seria a expertise criativa em design, som e redação, aliada ao background acadêmico em humanidades e artes. Nessa etapa, também ficou claro que a personalidade da empresa se traduziria cromaticamente na combinação do amarelo (que remete a criatividade, senso de humor e luminosidade) com o violeta (que remete ao inusitado, ao misterioso, ao lúdico).

A partir dessa avaliação inicial, nosso escopo de pesquisa foi reduzido a referências artísticas e da cultura pop, bem como à exploração de campos semânticos relacionados às nossas premissas. O prazo flexível foi um grande aliado, pois permitiu a consideração de possibilidades que não constavam no escopo original. E o nome perfeito foi encontrado na natureza, quando nos deparamos com um pássaro que, além de carregar as nossas cores, seu nome científico poderia facilmente traduzir nossas melhores intenções: euphonia violácea (algo que pode ser traduzido como “excelente canto em tons de violeta”). Um belíssimo pássaro da América do Sul que possui hábitos sociais e distingue-se pela habilidade de imitar outras aves. Em alguns lugares, ele é conhecido como bonito-lindo. Mas seu nome oficial é gaturamo-verdadeiro.

Avaliamos a disponibilidade do nome e constatamos que a indústria criativa ainda não havia homenageado esse bichinho simpático. Então fizemos um pequeno ajuste para celebrar também a feminilidade e alinhar o gênero do nome ao das palavras que caracterizam o nosso negócio: a empresa, a agência, a produtora. Chegamos, assim, ao nome Gaturama. Um nome que não se esgota. Pelo contrário: está sempre surpreendendo, revelando novas camadas de sentido.
As formas
O uso de formas geométricas básicas no desenho do símbolo favorece a legibilidade e a memorabilidade da marca.
A forma geométrica de base para a confecção da marca Gaturama é o triângulo, que alude simultaneamente ao bico dos passarinhos e à tríade das modalidades texto + imagem + som, nosso tripé criativo.
A associação entre formas pontudas e arredondadas entra em jogo acenando para a premissa de conciliação harmoniosa entre rigor técnico e flexibilidade artística.

A tipografia
Precisamos recorrer a uma fonte condensed para melhor comportar as quatro sílabas do nome, o que restringiu significativamente nossas opções. Depois de alguns testes, chegamos a uma primeira versão, inspirada pelo movimento art nouveau que, apesar de bela, acabou passando por um processo de modernização para refletir melhor a personalidade Gaturama.

Gostou de saber detalhes sobre nosso processo criativo? Também podemos fazer coisas incríveis pela sua marca! Conheça nossos serviços.